Entertainment Leia Também Programa de Vocações Regionais Sustentáveis apoia agricultores do entorno...

Programa de Vocações Regionais Sustentáveis apoia agricultores do entorno da Bacia do Miringuava

-

- Advertisment -

O desenvolvimento de produtos locais do entorno da Bacia do Miringuava, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foi debatido com a comunidade nesta semana. O encontro foi promovido pela Invest Paraná, Sanepar, e Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Paraná (IDR-PR), com apoio da prefeitura.

O tema foi objeto de acordo de cooperação firmado entre a Invest Paraná e a Sanepar, com o objetivo de aprimorar o trabalho já desenvolvido junto aos agricultores da Bacia do Miringuava, diretamente impactados pela construção da barragem.

A valorização da cultura e dos produtos locais será feita pelo Programa de Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), lançado pelo Governo do Paraná neste mês. De acordo com o assessor técnico da Invest Paraná, Bruno Banzato, o programa estadual vai complementar as ações já desenvolvidas pelo Planejamento de Desenvolvimento Socioterritorial do Miringuava (PDST), do município.

“O Programa de Vocações Regionais surgiu exatamente para impulsionar o desenvolvimento local e abrir portas nos mercados nacional e internacional”, disse. “Estamos buscando produtos sustentáveis para mostrar ao mundo e, assim, promover o desenvolvimento do Estado do Paraná, criando uma marca no Estado”.

“A Sanepar é parceira das comunidades onde atua. Na região do Miringuava, temos vários projetos em desenvolvimento e esse encontro trouxe novas possibilidades de ampliação das ações conjuntas”, afirma o diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Julio Gonchorovsky.

VOCAÇÕES – O Reservatório Miringuava deve ser concluído nos próximos meses, com investimento de R$ 160 milhões, para possibilitar o armazenamento de 38 bilhões de litros de água, o que garantirá produção de 2 mil litros de água por segundo e ajudará a combater a escassez provocada pela falta de chuvas na Capital e RMC.

Para o vereador e membro do Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico de São José dos Pinhais, Silvio Santos, o VRS vai contribuir para o desenvolvimento da região. “Foram apresentadas propostas que alegraram os cidadãos, principalmente com relação à questão da vocação do município, seus produtos e seu desenvolvimento’, disse.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente do município, Wagner Luiz Zaclikevis, valorizar a cultura e a produção local representa um olhar diferenciado do Governo do Estado. “É olhar com carinho para a cidade, valorizando o turismo rural e os agricultores que serão impactados pela construção da barragem do Miringuava. Assim, poderemos tirar o melhor proveito disso”, afirmou.

“Nessa reunião pude ver que a política municipal está engajada com o IDR e a Invest Paraná, e já temos resultados, que são esses projetos. Agora, é seguir em frente e cumprir seu papel, seja empreendedor, cidadão, estado ou município”, afirmou a proprietária de uma Estância nas proximidades, Sonia Beatriz de Paula.

ABRANGÊNCIA – Para o diretor da Secretaria municipal da Indústria e Comércio de São José dos Pinhais, Benetido Alves, o programa tem uma abrangência muito interessante porque alia o turismo sustentável e fortalece a vocação local. “Com esse projeto, a comunidade é valorizada e nossa cultura e vocação regional são levadas para os quatro cantos do mundo, colocando em evidência nossa população e os empreendedores locais”, disse.

A estratégia da Invest Paraná visa ampliar a atração de investimentos privados e o desenvolvimento de regiões com baixo IDH. Promover crescimento sustentável de cadeias produtivas já estabelecidas no Estado, através do VRS, atende uma das metas estabelecidas na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Latest news

Vacinação e emergências estão funcionando

Nesta terça-feira (30), feriado do Dia do Evangélico, alguns serviços de saúde não irão funcionar, como as unidades básicas...

Confira dicas para evitar acidentes com a rede elétrica na decoração natalina

A decoração natalina nas fachadas e nos interiores de residências, prédios e praças é uma das principais tradições desta...

CGE apresenta resultado do Diagnóstico de Integridade da Sesa

Ascom CGE -Texto Ascom Sesa – Fotos Com a conclusão do Diagnóstico de Integridade, a CGE irá orientar os membros do...

Socioeducandos do Creas Cidadania participam de oficina de produção de enfeites natalinos

Nesta segunda-feira (29), os jovens que estão em cumprimento de medidas socioeducativas no Centro de Referência Especializado...
- Advertisement -

Helio de Sousa se posiciona contra a mudança de nome do Hospital Regional Maria Perillo

Segundo a discursar durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária híbrida dessa terça-feira, 30, o deputado Helio de Sousa...

Presidente de Portugal veta novamente lei que permitiria eutanásia

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, vetou pela segunda vez uma lei que permitiria que doentes terminais...

Must read

Vacinação e emergências estão funcionando

Nesta terça-feira (30), feriado do Dia do Evangélico, alguns...

Confira dicas para evitar acidentes com a rede elétrica na decoração natalina

A decoração natalina nas fachadas e nos interiores de...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you