Destaques Prefeitura, em parceria com Ijoma e Lacen, capacita profissionais...

Prefeitura, em parceria com Ijoma e Lacen, capacita profissionais para análise de amostras para detecção de ISTs

-

- Advertisment -

A Prefeitura de Macapá, em parceria com Instituto Joel Magalhães (Ijoma) e Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen), realizou o treinamento com enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O intuito de capacitar os profissionais é para aumentar o atendimento diagnóstico e tratamento das pessoas com infecção sexualmente transmissíveis.

A capacitação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), é voltada para clamídia e gonorreia, infecções causadas por bactérias que podem atingir os órgãos genitais masculinos e femininos. A clamídia é comum entre adolescentes e adultos jovens, causando graves problemas à saúde, já a gonorreia pode infectar o pênis, o colo do útero, o reto (canal anal), garganta e os olhos.

O coordenador de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids (IST-AIDS) do município, Fernando Oliveira, explica os danos causados à saúde quando não é realizado o tratamento. “Essas doenças podem causar infertilidade [dificuldade para ter filhos], dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas, entre outros”, explicou Fernando.

A secretária de Saúde do Município, Karlene Lamberg, explica como irá funcionar. “O Lacen irá disponibilizar os kits e fazer a análise das amostras. A prefeitura vai coletar o material e receber o resultado, ficando responsável também por tratar os pacientes”, afirmou.

Para a enfermeira da UBS Dr. Lélio Silva, Kaline Almeida, o curso permite que os profissionais realizem o atendimento minucioso e mais completo à população.

“Através desta capacitação é possível realizar uma avaliação minuciosa da saúde sexual e reprodutiva de homens e mulheres, em idade fértil e principalmente o trabalho com as gestantes, tratando elas de forma correta, no intuito de evitar possíveis complicações na hora do parto, tanto para a mãe, quanto para o bebê”, frisou a profissional de saúde.

Ainda de acordo com a enfermeira, o índice de gestantes com gonorreia é alto. “Corrimento e secreção vaginal são recorrentes. Estávamos trabalhando com esse público às cegas, pela falta do exame especifico para diagnostico da gonorreia e da clamídia. Agora, com o fornecimento dos kits, vai melhorar muita a nossa assistência à saúde, para diagnóstico e tratamento de forma adequada”, pontuou.

Atualmente a única forma de detectar os microorganismos de clamídia e gonorreia no município é através do esfregaço cervical da coleta do PCCU, exame destinado apenas para mulheres, com um tempo de resultado em até 45 dias.

O exame especifico para análise de amostras biológicas para detecção de clamídia e gonorreia tem um tempo de espera de no máximo 15 dias, sendo, inicialmente, as unidades contempladas para coleta biológica: UBS Lélio Silva, em parceria com instituto Ijoma; e o Centro de Especialidade Dr. Papaléo Paes.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

Latest news

Medalha do Mérito Buriti é concedida a 442 homenageados – Agência Brasília

“É um momento muito importante na administração pública, quando você tem a oportunidade de homenagear pessoas que prestaram...

Mulher é presa com arma de fogo em Planaltina

Uma mulher foi presa acusada de porte ilegal de arma de fogo, por volta das 12h30 desta segunda-feira (6)...

CEE reforça recomendação do Ministério Público do Ceará

Ascom CEE – Texto Thiara Montefusco – Foto Em atendimento a solicitação emanada do Ministério Público...

Fantasiada, Mulher Melão coloca corpão sarado pra jogo e avisa: “Gatinha está solta!”

  No último final de semana, a famosa “Mulher Melão” esquentou o clima  virtual ao postar mais um ensaio fotográfico...
- Advertisement -

Feira de adoção garante novo lar para cães e gatos em Maceió toda semana

Ação já garantiu adoção para 84 animais desde seu início A Feira de adoção promovida pela Unidade de Vigilância em...

Grupo investe R$ 100 milhões em nova fábrica no Sul de Minas

Com capacidade para produzir até 500 mil caixas de água sanitária por mês, já está em pleno funcionamento a...

Must read

Medalha do Mérito Buriti é concedida a 442 homenageados – Agência Brasília

“É um momento muito importante na administração pública,...

Mulher é presa com arma de fogo em Planaltina

Uma mulher foi presa acusada de porte ilegal de...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you