Destaques GM: Carlos Zarlenga deixa montadora em meio à crise...

GM: Carlos Zarlenga deixa montadora em meio à crise dos chips

-

- Advertisment -

O argentino Carlos Zarlenga deixou o comando da General Motors em meio à crise dos chips, que derrubou a montadora americana no ranking de vendas nacional com a suspensão da produção de Onix e Onix Plus.

A GM não explicou o motivo da saída, dizendo apenas que o executivo foi “buscar outras oportunidades”. No momento, ainda não foi escolhido um novo nome para assumir a presidência da GM South America.

Desde 2019 no comando da filial regional da montadora de Detroit, Zarlenga assumiu quando a GM disputava a liderança de mercado com a Fiat, tendo o Onix como líder absoluto do mercado, enquanto o irmão Onix Plus sagrava-se como sedã mais vendido do país.

Em sua gestão, além das novas gerações do Onix e Prisma (na forma do Onix Plus), Zarlenga ainda lançou (já na pandemia) o Tracker, SUV compacto que realmente saltou em busca dos líderes do segmento, assumindo a ponta no mercado de utilitários esportivos.

Tendo iniciado a eletrificação com a chegada do Bolt, Zarlenga viu também a energia financeira da montadora se esvair em um prejuízo bilionário. Buscando reverter a situação, alertou que se as coisas não mudassem, a GM poderia até sair do país.

Zarlenga, de certa forma, previu a saída de um fabricante americano do mercado brasileiro, o que acabou acontecendo em parte com a Ford, que deixou a produção nacional.

O executivo argentino também fechou fábricas, mas de forma temporária por conta da Covid-19. Ele reiniciou a produção logo no começo da reabertura do país, porém, passados alguns meses e já em 2021, viu a produção parar novamente.

Dessa vez, a crise dos chips fez um estrago maior à GM que a pandemia em 2020, praticamente suspendendo Gravataí por cerca de cinco meses e tirando todos os modelos da Chevrolet do Top 20 do mercado de automóveis. Em julho, a Chevrolet caiu para sétima posição entre as marcas.

Em certo momento, Carlos Zarlenga contou aqui no Brasil apenas com S10 (foto) e Trailblazer em produção. Com a sede parada, deu a ordem para construir a linha da Nova Montana e conseguiu reiniciar a fabricação de Onix e Onix Plus.

Agora, poucos dias antes de São Caetano do Sul retomar a produção, Zarlenga se despede da GM, que agora precisa encontrar mais chips no mercado para voltar com força, contudo, sem tempo para recuperar a posição ainda em 2021.

[Fonte: UOL]

AUTOMOTIVO

Fonte: Agência Brasil

Latest news

1º Feirão do Emprego oferta mais de 300 vagas nesta quinta-feira (2)

Vagas disponíveis semanalmente ainda estarão à disposição de quem não conseguir a contratação no momento do feirão A Secretaria...

Paraná terá apoio da Força Nacional de Segurança na região Oeste

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou nesta segunda-feira (29) o emprego de 80 policiais da Força Nacional...

Em Samambaia, Praça do Cidadão tem lâmpadas substituídas por LED

Lazer, cultura, diversão e cuidado com o próximo. A Praça do Cidadão da Quadra 519 de Samambaia é palco...

PCMG transfere 469 armas para a Secretária de Estado de Justiça e Segurança Pública

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) promoveu, na manhã desta segunda-feira (29/11), a entrega simbólica de 469 pistolas...
- Advertisement -

Secitece promove 1º encontro das empresas apoiadas pelo Tecnova-CE

A programação contará com a presença de representante da Finep para apresentar novas oportunidades de fomento Nesta terça-feira (30/11), a...

Filmes produzidos por estudantes da rede estadual são selecionados para festival de cinema no Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação Cada vez mais os estudantes da rede estadual de ensino vêm se desenvolvendo por meio da linguagem audiovisual....

Must read

1º Feirão do Emprego oferta mais de 300 vagas nesta quinta-feira (2)

Vagas disponíveis semanalmente ainda estarão à disposição de quem...

Paraná terá apoio da Força Nacional de Segurança na região Oeste

O Ministério da Justiça e Segurança Pública autorizou nesta...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you