Destaques Covid-19: Prefeitura estabelece normas para visitação nos cemitérios de...

Covid-19: Prefeitura estabelece normas para visitação nos cemitérios de Macapá

-

- Advertisment -

A Prefeitura de Macapá reeditou e publicou na segunda-feira (23) o decreto 4.622 de 2021, que flexibiliza medidas de combate à Covid-19 na capital amapaense. O documento regulamenta o retorno das visitas aos três cemitérios municipais: São José, no bairro Buritizal, Nossa Senhora da Conceição, no Centro, e São Francisco de Assis, na zona Norte da cidade.

Alteração
De acordo com a nova orientação, estão autorizadas visitas por agendamento, limitando ainda o número de pessoas no local. As medidas buscam restringir aglomerações para reduzir os riscos de contágio do novo Coronavírus.

O secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, reconhece que é tradicional a população prestar homenagens aos entes queridos falecidos, mas orienta que é possível fazer isto sem descuidar da prevenção à doença. “O objetivo é garantir que as pessoas possam se organizar para prestar suas homenagens sem aglomeração e obedecendo às normas de higiene e segurança. Por isso adotamos novas medidas no decreto”, disse.

Funcionamento
Os cemitérios irão funcionar para visitação de segunda à sexta-feira, de 8h às 11h e das 14h às 16h30, com agendamento antecipado pelo número  99970-5094, ligação e WhatsApp.

Haverá distribuição de senhas com limitação diária de cem pessoas em cada cemitério, sempre de acordo com os protocolos sanitários. A entrada só será permitida com o uso de máscara e é obrigatório o distanciamento social.

Sepultamento
O acesso também será limitado durante os sepultamentos. A quantidade máxima permitida por família é de dez pessoas, com exceção dos casos de morte por Covid-19 ou suspeita da doença, onde apenas três pessoas terão a entrada permitida. Nas cerimônias na capela mortuária, só será permitida a presença de 50% do total de ocupação.

Protocolo de Segurança
As visitas serão monitoradas por equipes da Zeladoria Urbana que verificarão o cumprimento da exigência do uso de máscara, uso de álcool para a higiene das mãos, distanciamento social e apresentação da carteira de vacinação.

Na entrada dos cemitérios foram instaladas pias com sabão para higienização das maõs. A temperatura corporal também será medida e repassadas orientações para o cumprimento do distanciamento social. Dispensadores de álcool em gel foram disponibilizados para reforçar a higiene pessoal de forma segura para evitar possíveis acidentes, já que se trata de substância inflamável.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá

Latest news

Ministra: pecuária tem papel fundamental na agenda climática mundial

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse hoje (30), na abertura do Fórum Planeta Campo, organizado pelo Canal...

Festas públicas de Réveillon são canceladas no DF

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa confirmou o cancelamento de todas as festas públicas para comemoração do Réveillon...

Protocolo nas UPAs otimiza atendimento de pacientes com suspeita de AVC

Márcia Catunda – Ascom UPAs 24h – Texto Método consiste em treinamento de equipe multidisciplinar, com ênfase na triagem...

Reunião híbrida da Comissão de Constituição e Justiça é encerrada

O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, deputado Humberto Aidar (MDB), encerrou a reunião híbrida desta terça-feira,...
- Advertisement -

Presidente Bolsonaro assina filiação ao PL

O presidente Jair Bolsonaro se filiou hoje (30) ao Partido Liberal (PL). O ato de assinatura da ficha de...

Autor de furto em fast food é preso no SCS

Policiais militares do Grupo Tático Operacional do 6º Batalhão (Gtop 26) prenderam o suspeito do furto ocorrido na madrugada...

Must read

Ministra: pecuária tem papel fundamental na agenda climática mundial

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina,...

Festas públicas de Réveillon são canceladas no DF

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa confirmou o...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you