Destaques Reabertura do MAM-Bahia acontece em etapas

Reabertura do MAM-Bahia acontece em etapas

-

- Advertisment -

A reabertura do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Bahia) que começou com a inauguração da exposição ‘O Museu de Dona Lina’ na última terça-feira (17) acontece por etapas. A atual mostra é gratuita e recebe visitação somente de terça a sexta-feira, das 13h às 17h, até 10 de dezembro, em dois dos espaços expositivos do MAM-Bahia, a Capela e o Casarão. Junto com a exposição do dia 17, foi aberto também o Café do Circuito Saladearte. Por enquanto, o museu permanece fechado aos sábados, domingos e nas segundas-feiras.

A próxima fase será no próximo mês de setembro quando deve acontecer a reabertura da sala de cinema que fica nas dependências do museu. Há 21 anos o Circuito Saladearte desenvolve curadoria cinematográfica nacional e internacional em Salvador, bastante elogiada e com assíduo número de frequentadores. O cine MAM/Solar do Unhão será o primeiro do circuito a abrir.

“Depois, até final de novembro devemos abrir o Espaço Lina Bo Bardi que será uma sala dentro do museu para memória da arquiteta – criadora e primeira diretora do museu (1959/1963) –, mostras e experimentações sempre ligadas a ela e sua obra”, explica o diretor do MAM-Bahia, o cineasta e gestor cultural, Pola Ribeiro. Ainda nesse segundo semestre (2021) deve ser lançada licitação pública para o restaurante, píer e atracadouro do Solar do Unhão restaurados pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), via Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).

Diálogo de acervos

A exposição ‘O museu de Dona Lina’ reúne cerca de 300 obras do Acervo fixo do MAM junto a peças do Acervo de Arte Popular Lina Bo Bardi do Centro Cultural Solar Ferrão, num diálogo entre as duas coleções. O Acervo de Arte Popular (Dimus/Ipac) foi iniciativa de Lina que reuniu essas peças entre o final da década de 1950 e início da década de 1960, a partir de doações e de viagens realizadas por ela no Recôncavo e no semiárido baiano.

Já o Acervo do MAM é composto de aproximadamente 1,3 mil obras modernas e contemporâneas, representando um painel heterogêneo de contribuições de artistas de várias gerações, baianos, brasileiros e estrangeiros. Dentre eles, modernistas como Tarsila do Amaral e Candido Portinari, até os contemporâneos, como Mario Cravo Neto e Marepe. Já o Acervo de Arte Popular da Dimus/Ipac reúne peças utilitárias e figurativas, como carrancas, ex-votos, imaginária, vestuários e utensílios domésticos, dentre outros itens.

Protocolos e História

Vinculado ao Instituto do Patrimônio (Ipac) da Secretaria de Cultura (Secult-BA), o MAM-Bahia obedece às determinações e protocolos de segurança contra a Pandemia da OMS, Ministério da Saúde e Secretaria Saúde. O Café Saladearte fica aberto nos mesmos dias/horários da exposição: terça a sexta-feira, das 13h às 17h.

O MAM foi criado em 1959. Em 1960 a sua criadora e primeira diretora, Lina Bo Bardi faz a primeira exposição do museu no foyer do Teatro Castro Alves e em 1963 a primeira exposição já no complexo arquitetônico do Solar do Unhão. Mais informações sobre o MAM e suas atividades estão disponibilizadas em suas redes sociais (instagram e facebook) ou via telefone (71) 31176132, das 9h às 12h e das 13h às 15h.

Fonte: Ascom/ MAM-BA

Fonte: Portal Oficial do Estado da Bahia

Latest news

#EmpregaJovemMCZ forma primeira turma e ingressa jovens no mercado de trabalho

Curso ofertou 50 vagas nas áreas de assistente administrativo e almoxarife Foi durante o curso de assistente administrativo que Thiago...

PMDF prende homem traficando em Taguatinga Sul

Por volta das 16h30 de sábado (16), a equipe do Gtop 22 do 2º Batalhão de Taguatinga, prendeu um...

Renovação de votos de casamento é tendência no pós-pandemia

Reprodução/Instagram Ludmilla e Brunna são apenas um dos tantos casais famosos que decidiram renovar os votos...

Roblox terá avatares mais realistas e planeja NFTs de itens limitados

Divulgação Roblox terá avatares mais realistas Em suas próximas atualizações, Roblox vai lançar avatares com visuais mais...
- Advertisement -

Polícia Militar estoura boca de fumo no Gama

Os policiais militares desativaram uma boca de fumo que funcionava em uma casa na Quadra 4,...

PMDF apreende uma espingarda em Planaltina

Por volta das 18h desse sábado (16), policiais militares do Grupo Tático do 14º Batalhão (Gtop...

Must read

#EmpregaJovemMCZ forma primeira turma e ingressa jovens no mercado de trabalho

Curso ofertou 50 vagas nas áreas de assistente administrativo...

PMDF prende homem traficando em Taguatinga Sul

Por volta das 16h30 de sábado (16), a equipe...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you