Destaques Portal InfoSaúde-DF lança painel sobre transplantes 

Portal InfoSaúde-DF lança painel sobre transplantes 

-

- Advertisment -

A população do Distrito Federal passa a contar com mais uma ferramenta para acompanhar, de forma transparente, as informações sobre transplantes. O portal InfoSaúde-DF agora conta com o Painel de Transplantes, onde é possível consultar dados sobre os procedimentos cirúrgicos desta natureza realizados na capital federal, tais como fila de espera por órgão, número de pacientes transplantados e locais onde foram feitos cada um.

“O painel foi construído de modo que se tenha clareza nos dados publicados, pensado para ser algo mais didático e cumprir com o objetivo de fornecer transparência e facilitar o acesso à informação”, destaca a diretora da Central Estadual de Transplantes do Distrito Federal (CET-DF), Camila Vieira Hirata.

A CET-DF é responsável pela coordenação das atividades de transplantes no âmbito do DF que abrange a rede de saúde pública e particular. Em 2021, foram um total de 329 pacientes transplantados. Atualmente, 956 pessoas aguardam transplantes no DF. Desses, 530 esperam um rim. O cidadão pode consultar no painel a quantidade de pessoas na fila para cada órgão, lembrando que essa espera é única e engloba pacientes da rede pública e privada.

Os pacientes que precisam de transplante são inseridos em uma lista única, controlada por um programa informatizado do Sistema Nacional de Transplantes

“A CET-DF está envolvida em toda a cadeia do processo de doação e transplante, como cadastro dos doadores para que os órgãos sejam disponibilizados para os receptores e gerenciamento da lista única de espera. Aqui no DF também temos núcleos que compõem a CET e realizam a busca ativa de doadores, promovem a cultura de doação, capacitações, credenciamento de equipes, além de todas as atividades de coordenação inerentes ao processo de doação e transplante”, esclarece Camila.

Como funciona a fila de espera?

De acordo com a diretora da CET-DF, os pacientes que precisam de transplante são inseridos em uma lista única, controlada por um programa informatizado do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). A lista é regionalizada, ou seja, aquele potencial receptor será acompanhado pela equipe do estado onde está inscrito e vai realizar o procedimento também nessa localidade.

“Primeiramente, os órgãos doados no Distrito Federal serão disponibilizados para os pacientes que precisam do transplante aqui no DF e o sistema informatizado do SNT vai fazer o cruzamento das informações considerando critérios de compatibilidade, gravidade do paciente e tempo na lista de espera”, aponta.

Caso não seja identificado um receptor compatível aqui no DF, é possível fazer uma oferta para a Central Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde, e se houver receptor de outro estado apto a receber, o órgão poderá ser transplantado nesse paciente.

Como entrar na fila de espera?

Primeiro é preciso passar por avaliação com consultas e exames específicos com profissionais autorizados a realizar transplantes, nos estabelecimentos públicos ou privados. Se for constatado que o paciente realmente tem a indicação do transplante, ele é inserido pela própria equipe transplantadora na lista única de espera.

Quem pode ser doador?

Segundo Camila, existem dois tipos de doadores. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, medula óssea ou parte do pulmão, desde que concorde com a doação e que não haja prejuízo para a sua saúde. Pela lei, cônjuges e parentes até o quarto grau podem ser doadores. Não parentes, só com autorização judicial.

O doador falecido é aquele que a família autorizou a doação após o seu falecimento. São pessoas que sofreram alguma lesão cerebral irreversível decorrente, por exemplo, de acidente vascular cerebral (AVC) ou vítimas de acidentes de trânsito com trauma crânioencefálico.

“Para que a doação seja realizada, é necessário a confirmação de um diagnóstico bem criterioso, chamado diagnóstico de morte encefálica, que envolve exames clínicos e de imagem realizados por médicos especializados”, afirma a diretora da CET-DF.

Ela chama a atenção ainda para a importância de que as pessoas conversem com seus familiares sobre o seu desejo de ser um doador, uma vez que, no Brasil, a doação só será feita após a autorização familiar do falecido.

Quais transplantes são realizados no DF?

No Distrito Federal, é possível realizar, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os seguintes transplantes de órgãos e tecidos: coração, rim, fígado, córneas e medula óssea. A rede privada oferece as mesmas modalidades e mais o transplante de tecido musculoesquelético.

Para mais informações sobre o assunto, acesse a Carta de Serviços – Transplantes.

* Com informações da Secretaria de Saúde

Fonte: Agência Brasília

Latest news

Mesmo em pequena quantidade, utilização de água de bacias hidrográficas deve ter autorização

Atividades que necessitam de pouca quantidade de água das Bacias Hidrográficas do Paraná são inseridas na categoria de Declaração...

Lago Norte e Santa Maria passam por manutenção

Nesta terça-feira (18), duas regiões administrativas do DF passarão por manutenção na rede elétrica. Para que o serviço seja...

Sua Nota Tem Valor: Prêmio de R$ 100 mil será sorteado nesta quarta-feira (19)

O Sua Nota Tem Valor sorteia, nesta quarta-feira (19), o grande prêmio de R$ 100 mil da campanha Pontue...

Sefaz divulga calendário de sorteios do primeiro semestre da Nota Premiada Bahia

O calendário com as datas de realização dos sorteios do primeiro semestre do ano de 2022 da Nota Premiada...
- Advertisement -

Lago Norte e Santa Maria passam por manutenção – Agência Brasília

Nesta terça-feira (18), duas regiões administrativas do DF passarão por manutenção na rede elétrica. Para que o serviço...

Novo secretário de Desenvolvimento Urbano quer manter olhar municipalista

O chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, João Carlos Ortega, que deixou a Secretaria do Desenvolvimento Urbano...

Must read

Mesmo em pequena quantidade, utilização de água de bacias hidrográficas deve ter autorização

Atividades que necessitam de pouca quantidade de água das...

Lago Norte e Santa Maria passam por manutenção

Nesta terça-feira (18), duas regiões administrativas do DF passarão...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you