Destaques Projeto Paciente Seguro ministra capacitações no HGWA, um dos...

Projeto Paciente Seguro ministra capacitações no HGWA, um dos três hospitais do Ceará participantes da iniciativa

-

- Advertisment -

Bruno Brandão – Ascom HGWA – Texto e Fotos

Na programação, capacitações estão sendo ministradas de forma online para os profissionais da UTI adulto, de Clínicas Médicas, Centro Cirúrgico e Farmácia

Mais uma etapa do Projeto Paciente Seguro (PPS) está sendo realizada nesta semana no Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Iniciativa do Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul, e apoiada pelo Ministério de Saúde (MS), o projeto visa a disseminar os cuidados relacionados à segurança do paciente. Na programação, capacitações estão sendo ministradas de forma online para os profissionais da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) adulto, de Clínicas Médicas, Centro Cirúrgico e Farmácia.

A metodologia tem como base o PDSA (Plan-Do-Study-Act, ou seja, Planejar-Fazer-Estudar-Agir), abordando e utilizando ferramentas do setor de Qualidade para os ciclos de melhorias. Três protocolos de segurança do paciente estão em destaque nos encontros: queda, lesão de pele e higienização das mãos. As conversas estão sendo ministradas pelos representantes do Moinhos de Vento e do próprio MS.

Para a coordenadora de Enfermagem do HGWA, Kelly Barros, as atividades, que incluem testes para saber o andamento da aprendizagem do programa, são fundamentais e têm ajudado bastante na capacitação da assistência. O acompanhamento tem duração de um ano.

“A participação da Enfermagem neste projeto é uma oportunidade para desenvolver a performance de toda a equipe. As ferramentas para mudança de cultura disponibilizadas pelo projeto nos ajudaram a inovar na segurança e identificar o aperfeiçoamento daquilo que precisamos”, afirma.

De acordo com Djane Filizola, gerente de risco do HGWA, as estratégias do PPS têm contribuído no modelo de gestão que é utilizado para o controle de melhoria contínua dos processos. “A participação de todos os líderes nessa capacitação tem sido muito importante, mesmo de setores que não estão participando do projeto, e possibilita desenvolver a mesma metodologia dos protocolos de segurança das suas unidades. A ideia é que a unidade que está sendo capacitada, após implementar essa gestão de protocolos, siga para os demais protocolos. Esses setores que hoje estão capacitados irão apoiar aqueles que não foram contemplados no programa. A ideia é uniformizar”, detalha.

Testes para saber o andamento da aprendizagem do programa foram aplicados para profissionais durante capacitação

Projeto Paciente Seguro

O projeto Paciente Seguro faz parte das iniciativas do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) que utilizam o Modelo de Melhoria junto a projetos como o Qualiti Hospitalar e Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil. A iniciativa está em seu terceiro triênio, tendo trabalhado com 15 hospitais na primeira etapa e 60, na segunda. A terceira fase prevê atuação em 36 instituições, que serão divididas em dois ciclos. O HGWA está entre os três hospitais participantes no Ceará.

A iniciativa pretende, ainda, trazer funcionalidade e integração entre as equipes do hospital, estabelecendo, assim, melhores práticas no cuidado da segurança do paciente. Além das visitas, os profissionais são capacitados por outras frentes, como os 11 cursos em Educação à Distância (EAD) gratuitos, disponíveis no site edX – Moinhos de Vento, para profissionais da saúde de todo o Brasil.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Latest news

Policiais civis participam de Curso de Ações e Técnicas de Inteligência Policial Judiciária na Aesp

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará iniciou, nesta segunda-feira (18), a primeira turma do Curso de...

Outubro Rosa: 4 amarrações diferentes de lenços para quem está em tratamento

Marcelo Dalla O horóscopo do dia serve para te ajudar a aproveitar melhor suas oportunidades ÁRIES  ...

Como colocar um código de convite no Kwai

Janaína Dantas Como colocar um código de convite no Kwai Com a popularidade cada vez mais em...

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 16,9 milhões

A Mega-Sena sorteia, nesta terça-feira (19), um prêmio estimado em R$ 16,9 milhões. As seis dezenas do concurso 2.420...
- Advertisement -

Guarda Municipal vai intensificar combate à exploração sexual de mulheres em Maceió

Grupo de Trabalho visa combater o abuso sexual e o tráfico de mulheres e meninas na alta temporada As ações...

Maior operação realizada no sistema penitenciário apreende ilícitos em quatro presídios de Goiás no fim de semana

Entre os dias 15 e 17 de outubro policiais penais deram seguimento à Operação Atena, iniciada no início...

Must read

- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you