Destaques O que as redes sociais têm feito para conter...

O que as redes sociais têm feito para conter a presença do Talibã?

-

- Advertisment -

Unsplash/Azamat E

Redes sociais atuam contra o Talibã, mas não de forma tão rápida

Redes sociais como Facebook, Twitter e YouTube estão analisando suas regras para saberem a melhor forma de lidar com contas ligadas ao Talibã. Nenhuma das plataformas chegou a mudar suas regras, mas elas estão se adequando para que conteúdo violento seja combatido da maneira correta.

Uma das grandes questões a respeito das redes sociais nesse momento, levantada pelo jornal The Washington Post, é se o Talibã terá permissão para controlar as contas oficiais do governo do Afeganistão no Twitter e no Facebook, algo que ainda está em aberto. Embora o grupo tenha assumido o controle sobre o governo, passar as contas oficiais para ele pode ser visto como uma legitimação do controle do Talibã sobre o país.

Talibã usa as tecnologias

Neste momento, o Talibã parece ter adotado as plataformas digitais para se comunicar e, por isso, uma ação rápida das redes sociais é tão essencial – mas o que se tem sido visto é uma revisão de regras mais lenta que o esperado. Na segunda-feira (16), por exemplo, um porta-voz do grupo usou o Twitter para reivindicar o controle de Cabul, a capital do Afeganistão. A rede social foi criticada por permitir as publicações.

Além disso, de acordo com o jornal The Washington Free Beacon, a coordenação do Talibã estaria sendo feita através do WhatsApp, que chegou a interromper alguns dos números. O Facebook, dono do aplicativo, proibiu o Talibã de usar qualquer uma de suas plataformas , mas a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp impede esse controle ativo, excluindo contas apenas quando elas são denunciadas por outros usuários.

Além da comunicação nas redes, o Talibã também pode utilizá-las para perseguir locais. De acordo com o portal Wired, a população do Afeganistão está apagando seus registros em redes sociais com o medo de que conteúdos que descumpram o regulamento fundamentalista religioso possam ser descobertos pelo Talibã, causando punições e perseguições.

Como as redes sociais estão reagindo?

O Facebook anunciou que está excluindo todas as contas ligadas ao Talibã na própria plataforma, no WhatsApp e no Instagram, além de banir conteúdos de quaisquer usuários que façam elogios ou apoio ao grupo extremista. Ainda assim, a empresa diz que aguarda direcionamentos oficiais para decidir a respeito da página do governo do Afeganistão.

Você viu?

“O Facebook não toma decisões sobre o governo reconhecido em nenhum país em particular, mas respeita a autoridade da comunidade internacional ao fazer essas determinações. Independentemente de quem detém o poder, tomaremos as medidas adequadas contra contas e conteúdos que violem nossas regras”, disse um porta-voz do Facebook ao The Verge.

Também ao Verge, o Twitter disse que não tem uma política específica sobre o Talibã, mas afirmou que toma medidas contra perfis que violam as regras contra conteúdo violento e manipulação. “A situação no Afeganistão está evoluindo rapidamente. Também estamos testemunhando pessoas no país usando o Twitter para buscar ajuda e assistência”, afirmou um porta-voz.

Já o YouTube disse ao site que encerrou todas as contas vinculadas ao Talibã. “O YouTube cumpre todas as sanções aplicáveis ​​e leis de conformidade comercial, incluindo as sanções dos EUA relevantes. Dessa forma, se encontrarmos uma conta que se acredita ser de propriedade e operada pelo Talibã, nós a encerraremos”, disse um porta-voz.

Latest news

Polícia Militar estoura boca de fumo no Gama

Os policiais militares desativaram uma boca de fumo que funcionava em uma casa na Quadra 4,...

PMDF apreende uma espingarda em Planaltina

Por volta das 18h desse sábado (16), policiais militares do Grupo Tático do 14º Batalhão (Gtop...

Histórias de profissionais de segurança que se formaram na Aesp e retornaram para sala de aula como professor

Em homenagem ao Dia do Professor, data celebrada neste 15 de outubro, vamos contar a história de alguns...

Horóscopo do dia: previsões para 17 de outubro de 2021

Marcelo Dalla A previsão do dia dá dicas de como aproveitar as oportunidades de acordo com...
- Advertisement -

Horóscopo do dia: previsões para 17 de outubro de 2021

Marcelo Dalla A previsão do dia dá dicas de como aproveitar as oportunidades de acordo com...

Mais de 80% das mulheres já sofreram assédio nas ruas ou transporte público | SBT Brasil (16/10/21)

No Brasil, mais de 80% das mulheres relatam já ter sofrido importunação ou assédio sexual nas ruas ou...

Must read

Roblox terá avatares mais realistas e planeja NFTs de itens limitados

Divulgação Roblox terá avatares mais realistas Em...

Polícia Militar estoura boca de fumo no Gama

Os policiais militares desativaram uma boca...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you