Destaques Justiça acata reivindicação de mais vacinas contra Covid-19 para...

Justiça acata reivindicação de mais vacinas contra Covid-19 para o Ceará; Governo Federal tem até o fim de agosto para aumentar repasses

-

- Advertisment -

Roberto Leite – Ascom Casa Civil – Texto
Tatiana Fortes – Fotos

O Governo do Ceará, representado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), teve acatada pela Justiça Federal a ação civil pública (ACP), na qual é coautor juntamente com Ministérios Públicos do Estado do Ceará (MPCE), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT), que reivindicava à União equidade no envio de vacinas.

De acordo com a decisão judicial, determinada pelo juiz federal João Luís Nogueira Matias, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), a União tem até o dia 31 de agosto de 2021 para promover “a equiparação entre o quantitativo de doses de vacinas e o percentual que representa a população cearense na população nacional”. A decisão ressalta que esta equiparação que não pode ser reduzida ao longo das remessas posteriores de imunizantes. São 1.440.932 milhão de doses a serem enviadas de forma imediata.

O magistrado determinou ainda que a equiparação poderá ser superada com envio de doses adicionais, caso haja aumento de casos de Covid-19 decorrentes de novas variantes, devido ao fato de que o Estado do Ceará é um Hub aéreo internacional, a critério da Comissão Tripartite.

Em 1º de setembro, a União deverá informar nos autos o efetivo cumprimento da decisão, indicando os quantitativos de imunizantes enviados ao Estado do Ceará e a equivalência ao respectivo percentual da população. Caso descumpra a decisão judicial, pagará multa diária de R$ 200 mil.

A revisão da metodologia de remessa de vacinas foi pedida na última quarta-feira (4), para que o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, ajustasse os critérios de distribuição e garantisse a justa proporção das doses enviadas. Enquanto outros entes federativos já receberam o equivalente a mais de 90% da população, o Ceará recebeu pouco mais de 70%.

O procurador-geral do Estado, Juvêncio Viana, ressaltou a importância da decisão para corrigir a defasagem de vacinas encaminhadas ao Estado do Ceará. “Com isso, será possível proporcionar a imunização total da população adulta cearense. Assim como a iniciativa da proprositura da ação possibilitou que o Ministério da Saúde alterasse a metodologia de cálculo para uma distribuição de vacinas mais equânime entre os Estados”, frisa.

Fonte: Governo do Estado do Ceará

Latest news

Bahia atinge 14.743 casos ativos de Covid-19; 20 óbitos são registrados

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 3.889 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,30%). O boletim epidemiológico...

Acre conquista medalha de ouro na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Nesta terça-feira, 18, foi divulgado o resultado da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Os alunos...

Batalhão Ambiental emite 3.489 autuações e aplica R$ 60,2 milhões em multas por crimes ambientais

  Em 2021, operações policiais e denúncias da população fizeram o Batalhão de Polícia Ambiental – Força Verde (BPAmb-FV) flagrar...

Kate Middleton chama atenção com cabelos mais escuros

Redação João Bidu Tarot dos anjos: descubra o seu futuro no amor Quer descobrir o seu futuro...
- Advertisement -

Cancelamentos de voos: passageiros devem ter atenção aos seus direitos

Shawnanggg / Unsplash A empresa que cancelar voos deve comunicar o passageiro com no mínimo 72...

Mãe do presidente continua internada em Registro, no Vale do Ribeira

Continua internada na ala particular do Hospital São João, em Registro, no Vale do Ribeira, no extremo Sul do...

Must read

Bahia atinge 14.743 casos ativos de Covid-19; 20 óbitos são registrados

A Bahia registrou, nas últimas 24 horas, 3.889 casos...

Acre conquista medalha de ouro na 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Nesta terça-feira, 18, foi divulgado o resultado da 16ª...
- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you