Destaques Hospital Universitário de Maringá realiza 6 mil testes para...

Hospital Universitário de Maringá realiza 6 mil testes para Covid-19

-

- Advertisment -

O Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) já realizou, desde o início da pandemia até a segunda semana de agosto de 2021, quase 6 mil testes para detectar a presença do novo coronavírus, dos tipos rápidos e exames de biologia molecular (RT-PCR). Em julho último, o hospital, que pertence à Universidade Estadual de Maringá (UEM), recebeu do Laboratório Central do Estado (Lacen/PR) a habilitação para processar os exames. Até então, as amostras coletadas eram enviadas ao Lacen e os resultados demoravam em torno de três dias. Agora são apenas três horas para liberação dos resultados. O HUM é o único hospital público da região com esta habilitação.

Os testes são feitos pelo Laboratório de Análises Clínicas em pacientes de toda 15º Regional de Saúde e também nos servidores do hospital. Os primeiros testes foram realizados em fevereiro do ano passado e a quantidade foi crescendo à medida que a pandemia ganhava mais força. Em julho de 2020 foram 1.216 testes. Os exames são fundamentais para atender precocemente os pacientes, possibilitando o isolamento e o acompanhamento clínico dos casos positivos.

“Nosso laboratório possui uma excelente infraestrutura e pessoal altamente qualificado para realização desses e também de outros tipos de exames. Desde o início da pandemia trabalhamos para aquisição de equipamentos e treinamento dos funcionários a fim de aumentar e agilizar a quantidade de testes realizados”, explica a coordenadora da Divisão de Análises Clínicas do HUM, Silvia de Sousa Dantas Alczuk.

TIPOS – O exame de biologia molecular é feito a partir de secreções coletadas das vias respiratórias (nariz e garganta), por meio de swab, um tipo de haste de plástico com algodões nas pontas. A amostra é depositada em um recipiente com reagentes específicos, o qual é inserido dentro do equipamento que faz a leitura se há ou não a presença do vírus. Já o teste rápido, é coletado amostra de sangue (pesquisa de anticorpos) ou secreção (pesquisa de antígenos), e os resultados deste método são liberados próximo de 15 minutos.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

Latest news

Policiais civis participam de Curso de Ações e Técnicas de Inteligência Policial Judiciária na Aesp

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará iniciou, nesta segunda-feira (18), a primeira turma do Curso de...

Outubro Rosa: 4 amarrações diferentes de lenços para quem está em tratamento

Marcelo Dalla O horóscopo do dia serve para te ajudar a aproveitar melhor suas oportunidades ÁRIES  ...

Como colocar um código de convite no Kwai

Janaína Dantas Como colocar um código de convite no Kwai Com a popularidade cada vez mais em...

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio de R$ 16,9 milhões

A Mega-Sena sorteia, nesta terça-feira (19), um prêmio estimado em R$ 16,9 milhões. As seis dezenas do concurso 2.420...
- Advertisement -

Guarda Municipal vai intensificar combate à exploração sexual de mulheres em Maceió

Grupo de Trabalho visa combater o abuso sexual e o tráfico de mulheres e meninas na alta temporada As ações...

Maior operação realizada no sistema penitenciário apreende ilícitos em quatro presídios de Goiás no fim de semana

Entre os dias 15 e 17 de outubro policiais penais deram seguimento à Operação Atena, iniciada no início...

Must read

- Advertisement -

You might also likeRELATED
Recommended to you